Bruxismo

Displeased beautiful African American woman keeps hand on cheeks, feels toothache, clenches teeth from pain, has dark healthy skin and crisp hair, dressed casually. Negative facial expressions


Bruxismo pode ser sinal de estresse ou ansiedade

O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes, principalmente durante o sono. Embora muitas vezes seja visto como um problema dentário, o bruxismo também tem uma forte relação com o emocional e pode ser um sinal de estresse ou ansiedade.

Pessoas que sofrem de bruxismo muitas vezes estão lidando com níveis elevados de estresse ou ansiedade, seja devido a problemas no trabalho, relacionamentos, saúde ou outras questões. Quando o corpo experimenta estresse, pode reagir de várias maneiras, incluindo apertar os músculos da mandíbula e ranger os dentes. Esse comportamento é muitas vezes inconsciente e pode ocorrer mesmo durante o sono.

Embora o bruxismo possa ser tratado com medicamentos ou dispositivos dentários, a abordagem mais eficaz é tratar a causa subjacente. A psicoterapia pode ajudar a tratar o bruxismo relacionado ao estresse e à ansiedade, já que o psicólogo trabalhará para que o paciente consiga identificar os gatilhos emocionais que estão levando ao bruxismo e desenvolva estratégias para lidar com essas questões. 

A meditação também é uma técnica que pode acalmar a mente e o corpo, reduzindo o estresse e a ansiedade. Praticar a meditação regularmente pode auxiliar a melhorar o sono e reduzir o ranger dos dentes durante a noite, bem como aumentar a consciência corporal, permitindo que a pessoa identifique quando está apertando a mandíbula e, com isso, aprenda a controlar esse hábito.

Além da psicoterapia e da meditação, outras técnicas de gerenciamento de estresse, como exercícios de respiração e yoga, também podem contribuir para reduzir o bruxismo. É importante lembrar que este é um problema complexo e que o tratamento adequado requer uma abordagem holística que leve em consideração tanto os aspectos físicos quanto emocionais.

Se você está sofrendo de bruxismo, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde qualificado. Na PSICO, temos psicólogos especializados em terapia cognitivo-comportamental e outras abordagens que podem ajudar a identificar e tratar as causas emocionais do bruxismo. Entre em contato conosco para agendar uma consulta.

Cristina A. Silva
Psicóloga
CRP 06/44940

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *